FRUTAS TROPICAIS

FRUTAS TROPICAIS
FRUTAS SÃO EXCELENTES OPÇÕES PARA QUEM NÃO QUER ESCAPAR DA DIETA

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Durma bem – Nada se compara a uma boa noite de sono



Depois de mais um longo dia, o corpo se deita na cama e a cabeça no travesseiro. Até que enfim é chegado o momento do sono sagrado, o descanso merecido. As atividades exteriores cessam, o corpo relaxa.

Mas independente do sono ser tão gratificante ou recompensador, a verdade é que no meio do ritmo frenético das grandes cidades está cada vez mais difícil encontrar um tempo pra si mesmo. E quando se encontra, nem sempre dormir é a prioridade. Há tantas e tantas coisas à frente desse item na lista. Há tantos e tantos compromissos na agenda.

Mesmo assim o repouso diário não deixa de ser importante. E até mais do que isso: indispensável. Quem dorme uma boa noite de sono tem mais disposição, vitalidade e bom humor. Enquanto dormimos o corpo realiza diversas funções, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória.

Para as crianças o sono é fundamental. Cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante esse descanso. O sono, além de relaxas as articulações, as musculaturas e o corpo como um todo, melhora a qualidade de vida e aumenta a longevidade.

Dormir é muito mais do que um descanso. Além de estar diretamente relacionado ao vigor físico e o mental, o sono é responsável por diversos processos metabólicos fundamentais. Quando não dormimos bem, esse processos acabam alterados e provocam um desequilíbrio no organismo. Uma noite mal dormida compromete a capacidade de raciocínio, afeta a coordenação motora e ainda impede o organismo de cumprir inúmeras tarefas.

Quem dorme menos do que o necessário sente tem mais dificuldade de se concentrar, além de ficar mais fraco e envelhecer precocemente. Uma noite mal dormida desregula todo o organismo, provoca dores de cabeça, tira o brilho da pele. Sem falar que o sono inadequado ainda aumenta o risco do indivíduo contrair infecções, ter problemas de obesidade, hipertensão e diabetes.

A curto prazo, os problemas gerados pela falta de sono podem incluir: cansaço e sonolência, , irritabilidade, mal humor, perda de memória, dificuldades para criar, planejar e executar, desatenção e falta de concentração. Já a longo prazo, a coisa complica mais: debilitação do sistema imunológico, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais, perda crônica da memória, flacidez da pele e enfraquecimento do tônus muscular.

Por essa e por outras, o sono é talvez uma das funções mais representativas para a saúde do organismo. Diretamente ligado ao funcionamento do corpo como um todo, imensamente responsável pela atividade dos órgãos e glândulas. O que comprova que aquele tempinho onde a gente supostamente deita pra não fazer nada é um dos momentos onde o corpo mais trabalha.

E para ter uma boa noite de sono, basta o básico: um lugar confortável, silencioso e agradável. Mas existem outras dicas, como a sugerida por Deepak Chopra, médico holístico indiano, que no livro Uma Boa Noite de Sono propõe que “Quando seus ritmos fisiológicos se sintonizam com a natureza – o movimento da Terra, do Sol, da Lua e das estrelas, o ciclo das estações do ano e as marés –, o sono vem sem esforço”.

Outra dica altamente válida e simples para ter um sono saudável, revigorante, reparador e revitalizador é apagar as luzes antes de dormir. Parece até uma coisa boba, e óbvia demais, mas muita gente não sabe o que é dormir com as luzes apagadas. E a melatonina, hormônio indutor do sono, só faz efeito no escuro.

por Tiago Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário