FRUTAS TROPICAIS

FRUTAS TROPICAIS
FRUTAS SÃO EXCELENTES OPÇÕES PARA QUEM NÃO QUER ESCAPAR DA DIETA

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ervas e especiarias

Cada vez mais presentes nas cozinhas, as ervas e especiarias podem dar um sabor especial a mais simples receita, além de possuírem propriedades excelentes que podem contribuir de maneira significativa para sua saúde. E o melhor: têm baixa caloria e a maioria é relativamente barata.

Dentre os benefícios, está a quantidade de antioxidantes presentes nessas plantas, substâncias que combatem os radicais livres que contribuem para o envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças crônico degenerativas, como o câncer, o que pode ser uma boa alternativa para quem come pouca verdura, apesar de não ser um substituto para esses alimentos. De uma forma geral, o uso de temperos naturais reduz a necessidade do uso de sal, contribuindo, assim, para a prevenção e redução da hipertensão arterial. E alguns temperos possuem também propriedades específicas na prevenção de certas doenças, como é o caso da canela, que tem o poder de controlar os níveis de açúcar do sangue, prevenindo o diabetes. E não para por aí. Algumas dessas plantas possuem excelente propriedades antiinflamatórias e digestivas, como é o caso do gengibre e da pimenta, diuréticas, no caso da salsa e do aipo, e antibacteriana, presente no alho e no hortelã.

Apesar de todos esses benefícios, como qualquer outras planta, esses temperos ficam sujeitos ao uso de pesticidas que podem ser nocivos à nossa saúde. Além disso, o sabor pode ser reduzido pelo transporte e o armazenamento antes de chegar à sua casa. Por isso, para evitar a ingestão de produtos químicos e aproveitar ao máximo o sabor das ervas, plantar uma pequena quantidade em casa é uma ótima opção. E não precisa de muito: um pequeno vazio com algumas mudas próximo à janela já é o suficiente!

Aprenda um pouco mais sobre as formas de uso e as propriedades medicinais de alguns temperos:

ALHO

Uso: Aves, carnes, molhos em geral, refogados, sopas, recheios, saladas e frutos do mar.

Propriedades: Ação antibacteriana, digestiva e melhora da pressão arterial.

CANELA

Uso: no café, no chá, na fruta (crua ou cozida), no iogurte, na vitamina ou no suco.

Propriedades: Estimulante, digestiva, antiespasmódica, usada no tratamento de febre, gripes e resfriados e no controle da glicose sanguinea.

GENGIBRE

Uso: Aves, sopas, espremido no molho da salada, em forma de chá ou batido com suco de fruta

Propriedades: Melhora enjôo e náuseas, antiinflamatório, digetivo e antiflatulento. Seu chá é utilizado no combate à enxaqueca.

MANJERICÃO

Uso: Combina com preparações que levem alho, tomate, molho de tomate, berinjela, pimentão abobrinha e pizza. Principal ingrediente do molho pesto.

Propriedades: Digestivo, indicado no tratamento de problemas respiratórios e dores de cabeça associadas à má digestão.

PIMENTA

Uso: em verduras e legumes refogados, carnes e peixes ensopados, em molhos ou salpicada em saladas. Também pode ser usada em sopas e caldos como tempero. Acrescente a pimenta sempre no fim da preparação.

Propriedades: reduz o colesterol, tem propriedade antiinflamatória, melhora a circulação sanguinea e a má digestão, além de ser um potente antioxidante, combatendo os radicais livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário